terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sobre o eufemismo romântico

Aos românticos que adoram um eufemismo, vou postar um trecho de "A Moreninha" (Joaquim Manuel de Macedo), o livro que comecei a ler há pouco tempo e que estou amando! Neste trecho fica bem evidente o quão ridículo é essa nova (ou seria antiga?) moda de tentar "amaciar" a realidade. Como está escrito no mesmo livro, muita gente "Não sente o que diz. Faz mais do que isso, pois diz o que não sente.".

"Vocês com seu romantismo a que me não posso acomodar, a chamariam "pálida". Eu, que sou clássico em corpo e alma e que, portanto, dou às coisas o seu verdadeiro nome, a chamarei "amarela".
Malditos românticos, que têm crismado tudo e trocado em seu crismar os nomes que melhor exprimem suas idéias!... O que outrora se chamava, em bom português, moça feia, os reformadores dizem: menina simpática!... O que em uma moça era antigamente desenxabimento, hoje é ao contrário: sublime languidez!... Já não há mais meninas importunas e vaidosas. As que forem, chamam-se agora espirituosas! A escola dos românticos reformou tudo isso, em consideração ao belo sexo.
E eu, apesar dos tratos que dou à minha imaginação, não posso deixar de convencer-me que a minha linda prima é (aqui para nós) amarela e feia como uma convalescente de febres perniciosas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário